OS 3 MELHORES ARTIGOS SOBRE MEDIAÇÃO (de todos os tempos)

*Fonte: http://geoffsharp.co.nz/resources-for-mediators/the-three-all-time-classic-mediation-articles/

1.Varieties of Dispute Processing, Frank Sander, The Pound Conference: Perspectives on Justice in the Future (A. Levin & R. Wheeler eds., West, 1979)

Professor Frank Sander (Harvard Law) em seu discurso de 1976 na Conferência Pound apresentou sua visão de que, até o ano 2000, nossos tribunais não seriam simplesmente tribunais, mas centros de resolução de disputas “onde a parte reclamante seria inicialmente orientado por Servidores que o direcionariam ao processo (ou seqüência de processos) mais adequado ao seu tipo de caso”. Este artigo é visto extensamente como marcando o nascimento do movimento ADR moderno.

2. Against Settlement, 93 Yale Law Journal 1073 (1984); Owen Fiss

Quando surgiu em 1984, o ensaio de Owen Fiss “Against Settelment” apresentou uma uma dura crítica ao movimento dos meios alternativos de resolução de conflitos (ADR). Jogando um balde de agua fria no entusiasmo acadêmico, judicial e político em relação aos ADR, Fiss forçou alguns dos principais teóricos a uma profunda reflexões sobre as ideias que estavam difundindo. Como observa David Luban: “Fiss foi o primeiro e mais ousado a argumentar que os ADR não são motivo de celebração – que, na melhor das hipóteses, são uma capitulação para as condições da sociedade de massas e não devem ser encorajadas nem louvadas”.

A polêmica levantada por Fiss defendeu um processo judicial cada vez mais enclausurado e entrincheirado, numa época em que uma improvável aliança entre influentes  juízes da Suprema Corte, doutrinadores e elites empresariais denunciavam uma alarmante “Crise da Litigância”, na medida em  que eles aplicavam punições aos recursos meramente protelatórios, a “indústria processual” e a massificação da conciliação que apenas faziam aumentar e desconfiança popular em relação ao Sistema Judiciário.

Para ler  comentários sobre o artigo Fiss e seu legado, dê uma olhada em vários artigos escritos para o Fordham Law Review’s Symposium Issue sobre Owen Fiss assim como Don Ellinghausen’s  – Justice Trumps Peace: the Enduring Relevance of Owen Fiss’s Against Settlement e Jeffrey Seul ‘s Settling Significant Cases)

Leave a Reply

Contato.

Para maiores detalhes entre em contato por e-mail, telefone ou skype.